domingo, 11 de fevereiro de 2007

Trip to Cambodia & Thailand

Bom dia, boa tarde ou boa noite

Antes de mais quero pedir desculpa por ser um preguiçoso nato e já nao dar noticias há mais de um mês. Como já perceberam pelo titulo, escrevo-vos agora para falar da minha mais recente viagem: Cambodja e Tailandia.

Esta viagem foi até agora a mais longa e ao mesmo tempo uma das melhores. A viagem durou duas semanas: uma semana a viajar por todo o Cambodja e outra na Tailândia, em Koh Tao, na praia. Começamos por viajar no dia 17 de Macau para Bangkok onde pernoitamos, seguindo logo pelas 7 da manha para o Cambodja.

Cambodja

A semana do Cambodja foi uma semana muito intensa. Não paramos um minuto. Estivemos em três cidades diferentes: Battambang, Siem Reap e Phnom Penh, a capital. A aventura no Cambodja começou logo na fronteira onde estivemos cerca de três horas a negociar e a procurar taxis para o primeiro destino: Battambang, Após todo esse tempo lá conseguimos taxis com preços mais condizentes com o que nos tinham dito anteriormente. Assim que chegamos a Battambang aconteceu aquilo que viria a acontecer em todas as cidades onde pernoitamos: pelo menos um hora de mochila às costas à procura da melhor pensão na relação qualidade / preço. Após encontrarmos uma por 5USD/noite (no Cambodja tudo pode ser pago com doláres americanos) foi tempo de comer e retemperar forças.
O segundo dia no Cambodja foi dos mais preenchidos. Começamos bem cedo (alias, durante toda a semana no Cambodja a média horária de despertar foi 6h30 / 7h da manha...) e visitamos templos, budas, “killing fields”, uma espécie de campos de concentração cá do sítio, e mais uma série de monumentos, tudo isto feito em motas conduzidas por guias locais, em estradas de terra batida que nos deixaram completamente sujos (ver fotos em baixo para perceber melhor...). O dia terminou com uma viajem no famoso comboio de bambo, uma experiencia inesquecivel. O dia seguinte foi dia de mudança de cidade. Mudamo-nos para Siem Reap, numa viagem de sete horas... no telhado de um barco (mais outra experiência inesquecivel). Em Siem Reap fomos a Angkor Wat, um conjunto de templos lindíssimos do sec. XII. Decidimos ir ver o nascer-do-sol a um destes templos, pelo que acordamos as 5h da manha!
A seguir mudamo-nos para a capital, Phnom Pehn. Aqui visitamos campos de concentração e prisões do antigo regime do Cambodja, algo que impressiona bastante.
Estava assim terminada uma semana no Cambodja inesquecível. Era tempo de pôr a cultura de lado e partir para uma qualquer praia numa qualquer ilha da Tailândia, descansar e sobretudo dormir.

Tailandia

Chegamos à ilha de Koh Tao após dez horas de viagem (sete de comboio mais tres de barco). Depois de uma hora à procura dum bom resort, foi tempo de ir para a praia. O resto da semana resume-se muito rapidamente: acordar, pequeno-almoço com panquecas e batidos, praia, almoço, praia, jantar, bar na praia, dormir... Foi assim a segunda semana de férias, bem menos produtiva que a primeira, mas muito mais relaxante.

Aqui ficam então algumas fotografias.

Beijos e abraços e até à próxima

Fronteira para o Cambodja

Uma das principais ruas da segunda maior cidade do Cambodja

Casa no meio do nada

Eu e um monge

Comboio de bamboo

João e Juan exemplificam bem o aspecto de todo o grupo no final do primeiro dia

Fotos da viagem de barco entre Battambang e Siem Reap

Angkor Wat

Foto de grupo. Da esquerda para a direita: Joao, Juan (Colombia), Claire (França), Eu, Gabriela (namorada do João), Mikko (EUA) e Eugen (Rússia)

Mikko e Eugen em Angkor Wat

Claire, Mikko e Eu em frente a um dos templos onde filmaram cenas de "Tomb Raider"

Admirar o nascer do sol em Angkor Wat

Angkor Wat ao fundo

Monges

Eugen e Juan rodeados de crianças que tentem vender de tudo e mais alguma coisa

Crianças no Cambodja

Menina num dos templos que visitamos

"Car Bar" - Este era o bar mais perto do sítio onde ficavamos sempre na praia. Sempre com a mesma música (Bob Marley ou algo do género), os fins de tarde eram sempre óptimos

Bar na praia à noite... o ritual de todas as noite

A inevitável foto do pôr-do-sol na praia

A evolução do Homem

Todas as noites na praia havia animação com fogo

Eu sentado numa palmeira quase caída